segunda-feira, 15 de setembro de 2008

PSICOSES



Psicoses nasceu do processo de conclusão de curso Escola SESC de Teatro, um curso para atores, de dois anos que integra uma metodologia tanto prática quanto teórica e tem como objetivo a formação e profissionalização de atores para o mercado teatral. O curso é oferecido pelo SESC de Piedade e Santo Amaro. O espetáculo é a conclusão da primeira turma da unidade SESC de Piedade, e trouxe um trabalho exercido com muita dignidade e competência, um processo que reuniu o encontro de 14 atores/aprendizes, objetivando realização de uma montagem que emergisse da necessidade de um Teatro contemporâneo. Um processo que necessitou de dois prazerosos anos de vivência grupais, desenvolvendo um experimentalismo a partir das diversas frentes teóricas do Teatro.

A direção e a encenação de Psicoses foi realizada pelo nosso mestre Wellington Junior, que nós acompanhou desde o inicio do curso e contou com o dramaturgismo de Rodrigo Dourado que juntos nos guiaram e apresentam um olhar criativo sobre o movimento Pós-Dramaturgico. O texto é uma adaptação da obra 4.48 Phsycoses da atriz, teatróloga e dramaturga Sarah kane, que aos 28 anos se foi como um “assovio melancólico”, cometendo suicido em um hospital psiquiátrico, deixando uma obra tão grande quanto ela mesma.

Psicoses é um espetáculo que fala sobre a vida pela morte, uma poética carregada de contrapontos e um olhar diferenciado e brutal de nossas próprias existências. Sua primeira apresentação foi no dia 09/12/2006 no Teatro de Santa Isabel e se manteve viva até janeiro de 2008. Concluído um processo de quase quatro anos de existência.

Psicoses percorreu com temporada no Santa Isabel, no Teatro Capiba e teve sua participação nos Festivais, Palco Giratório, Aldeia do Velho Chico e no Janeiro de Grandes Espetáculos.


Nenhum comentário: